
O Cacique Isaka Bari é um dos líderes espirituais da aldeia Segredo do Artesão e leva o trabalho de cura do povo Huni Kuin para diversos países do mundo. Isaka também desempenha um papel fundamental para a comunidade indígena em geral, como diretor e produtor de cinema indígena, sendo o visionário fundador da produtora audiovisual indígena Bimi Yuxi Xarabu, com sede a ser construída no coração da floresta.
Através de sua arte e espiritualidade, Isaka tem dedicado sua vida a difundir a mensagem de fortalecimento da cultura indígena de sua comunidade e de outros povos originários da Floresta Amazônica. O propósito central do Cacique é assegurar que esses conhecimentos não se percam ao longo do tempo, permanecendo acessíveis e relevantes para as gerações mais jovens.
Trajetória no audiovisual:
2012: participou do Projeto Vídeo nas Aldeias se tornando um realizador e cineasta indígena. 2013: Como presidente dos jovens, iniciou um grupo musical/cultural com mais quinze integrantes indígenas. Realizou três intercâmbios para Europa conhecendo cinco países. Desde então, fez três documentários: Cerâmica e Cestaria, Festa da Banana e Ensino das medicinas. 2017: Realizou o curso de Edição e de Diretor de Fotografia. 2018: Isaka dirigiu seu primeiro documentário, “Bimi Shu Ikaya”, em colaboração com seus primos Gilson e Zezinho. O filme recebeu reconhecimento em diversos festivais de cinema, destacando-se como um registro valioso do conhecimento transmitido por sua avó, Bimi, matriarca, Majé e fundadora da Aldeia Segredo do Artesão. 2023: Isaka cria a sua própria produtora audiovisual Bimi Yuxi Xarabu, com sede a ser construída na própria aldeia Segredo do Artesão.


